A Vasectomia é o procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides sendo assim um método eficaz de contracepção masculina, tornando o homem estéril, mas nem por isso interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.
O procedimento de vasectomia está no Rol da ANS e por isso consta na lista de procedimentos de realização obrigatória pelos convênios desde a Lei Federal nº 9.263/96.
A vasectomia serve como um método de contracepção masculina, tornando o homem estéril e impedindo o homem de ter filhos.
A procedimento de vasectomia interrompe a circulação dos espermatozoides, sendo um método eficaz de contracepção masculina pois torna o homem estéril.
Com a indicação de um médico, sempre se consulte com um especialista de Urologia sobre a possibilidade.
Devido a segurança, simplicidade e rapidez, tem se tornado a melhor forma de controle de natalidade e planejamento familiar, especialmente entre as pessoas mais esclarecidas.
Na vasectomia, o urologista corta os canais deferentes para interromper a chegada dos espermatozoides durante o sexo. O procedimento causa pouca dor e geralmente não há afastamento do trabalho.
No Hospital Silvio Romero, realizamos rotineiramente também a análise do fragmento coletado, certificando em um documento de Anátomo Patológico que o tecido retirado realmente e canal deferente. Além disso após 2 meses ou vinte relações sexuais, solicitamos um exame de espermograma que deve confirmar a eficiência da vasectomia, mostrando a ausência de espermatozoides nas amostras. Com isso o paciente e orientado e liberado para relações seguras.
A vasectomia é reversível a partir de um procedimento cirurgico de reversão de vasectomia sendo microcirúrgico de media complexidade realizado para recanalização do canal deferente que foi cortado anteriormente. O sucesso da recanalização do canal deferente, nem sempre indica fertilidade, uma vez que com a interrupção do canal pela vasectomia ocorre processos inflamatórios e auto imunes que podem diminuir a produção de espermatozoides.
Não! Segundo a Lei 9.263/96, a esterilização voluntária pode acontecer para homens e mulheres com a partir dos 25 anos ou tendo pelo menos dois filhos caso não tenha a idade mínima. Consulte o seu convênio sobre!
Qualquer coisa, você pode contar com a gente! Converse diretamente com um profissional da saúde certificado no Hospital Silvio Romero – Tatuapé, São Paulo marcando sua consulta e, para isso, você pode: