PRONTO ATENDIMENTO
SEG A SÁB - 7H AS 19H
(11) 2227-9040 / (11) 94326-0089
Facebook - Hospital Sílvio Romero
Instagram - Hospital Sílvio Romero

O que é e como tratar hiperplasia prostática benigna? Saiba mais neste artigo do Hospital Sílvio Romero.

Dicas de Saúde - Hospital Sílvio Romero

Localizada abaixo da bexiga, a próstata produz componentes do fluído de sêmen. De acordo com diversos estudos e levantamentos, mais de metade dos homens com mais de 60 homens possui aumento de próstata, problema denominado como hiperplasia prostática benigna (HPB) ou, ainda, hipertrofia benigna da próstata. Segundo os profissionais do Hospital Sílvio Romero, não se sabe exatamente as causas deste aumento, no entanto, este não caracteriza-se como câncer.

Quais os sintomas da hipertrofia benigna da próstata?

O sintoma mais comum da HPB é a vontade de urinar com frequência, inclusive durante a noite. Isso ocorre porque a próstata pressionar a uretra. Devido à esta pressão, os músculos da bexiga passam a trabalhar mais para liberar a urina. A bexiga, eventualmente, pode começar a se contrair, mesmo quando apenas uma pequena quantidade de urina está presente, criando a vontade de urinar com frequência.

Qual o motivo da dificuldade para urinar?

A pressão sobre a uretra pela próstata aumentada e o trabalho suplementar exigido aos músculos da bexiga pode levar a outros sintomas da HPB como, por exemplo, demora para iniciar a micção e urinar com um fluxo mais fraco do que antes. O homem pode sentir que ainda há urina dentro da bexiga mesmo após ter acabado de urinar.

Há incapacidade de urinar?

Se a hiperplasia prostática benigna bloqueia completamente a uretra, é possível que o paciente passe a sofrer com a incapacidade de urinar. Isto pode ocorrer, também, como resultado de infecções ou se os músculos da bexiga se tornam excessivamente fracos. A incapacidade de urinar é uma condição séria que pode danificar permanentemente os rins ou a bexiga. Neste caso, deve-se procurar um pronto socorro de urgência.

Caso você possua suspeitas de estar sofrendo com a hiperplasia prostática benigna, envie-nos uma mensagem agora mesmo e agende a sua consulta com os profissionais do seu hospital no Anália Franco – SP.

Rua Fernandes Pinheiro, 268
CEP 03308-060 - Tatuapé - São Paulo

Receba Nossa Newsletter