PRONTO ATENDIMENTO
SEG A SÁB - 7H AS 19H
(11) 2227-9040 / (11) 94326-0089
Facebook - Hospital Sílvio Romero
Instagram - Hospital Sílvio Romero

O que é fimose? Entenda tudo sobre o assunto neste artigo do Hospital Sílvio Romero.

Dicas de Saúde - Hospital Sílvio Romero

É muito comum que algumas pessoas procurem o profissional urologista no Tatuapé – SP com dúvida quanto a fimose. Muitos pacientes possuem receio do quadro desenvolver-se para problemas urológicos, não possuindo as informações necessárias sobre o assunto. Por isso, para esclarecer este tipo de questão e auxiliar na saúde do homem, tendo como base a campanha do Novembro Azul, os profissionais do Hospital Sílvio Romero elaboraram este artigo.

Primeiramente, é necessário entender o conceito da fimose. A fimose ocorre em organismos masculinos, quando não é possível retrair o prepúcio (camada de pele que recobre e protege a cabeça do pênis), bem como torna-se difícil a exposição da glande peniana, ou seja, esta não fica exposta mesmo se o pênis estiver ereto. Comum em muitos homens adultos que não operaram quando mais novos, a disfunção pode acarretar em alguns tipos de problemas para a saúde urológica.

Contudo, ao contrário do que muitos imaginam, a fimose caracteriza-se, até certo ponto, como um quadro normal. Desde o nascimento até os primeiros anos de vida do homem, o prepúcio encontra-se aderido à glande, o que é normal (fimose fisiológica). A medida que a criança cresce, a região interna vai se desprendendo da glande de forma gradual, até ser totalmente retrátil quando o pênis está ereto.

Neste sentido, a fimose costuma aparecer de duas maneiras distintas: 1) desde o nascimento, uma vez que o quadro não desapareceu nos primeiros anos, não podendo ser considerada como fisiológica. Em outros casos, a fimose também pode ser provocada quando os pais tentam forçar a retração do prepúcio, causando lesões e formando cicatrizes que perpetuam a fimose; 2) em um outro cenário, ocorre a fimose adquirida, que surge em adultos que, devido a infecções ou traumas no pênis, acabam por ser acometidos por cicatrizes que causam aderência ao prepúcio, impedindo sua retração.

Nas primeiras suspeitas de fimose, um médico urologista deve ser consultado, uma vez que este será capaz de realizar o diagnóstico preciso e detalhado, estabelecendo eventuais tratamentos e diagnósticos. Caso necessite de uma consulta com urologista no Anália Franco – SP, envie-nos uma mensagem e agende o seu horário com um dos profissionais da equipe do Hospital Sílvio Romero.

Rua Fernandes Pinheiro, 268
CEP 03308-060 - Tatuapé - São Paulo

Receba Nossa Newsletter