Urologia / Pedra nos rins | Emergência

(11) 2227-9040contato@hospitalsilvioromero.com.br

Os rins são órgãos que fazem parte do sistema excretor e osmorregulador. Os rins estão localizados na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar.

O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e rim o esquerdo, abaixo do baço. Acima de cada rim está a glândula suprarrenal.

Cálculo renal - pedra nos rins

Os rins pesam cerca de 150g cada e são envoltos por um tecido fibroso chamado cápsula renal. Ao redor de cada órgão existe um acúmulo de tecido adiposo (gordura). São responsáveis pela filtragem do sangue e por equilibrar o sal e a água do organismo e desprezam, através da urina, todas as impurezas que encontram.

Além disso, os órgãos produzem uma enzima chamada renina, capaz de elevar a pressão arterial quando necessário. Quando a ingestão de água não é suficiente, há acúmulo de substâncias, tais como: ácido úrico, cálcio, cistina e, na maioria dos casos, oxalato de cálcio.

Estes cristais, aglomerados, formam as pedras dos rins que se alojam nos canais urinários ou nos rins, causando dor, sangramento e infecção.

Para diagnosticar a pedra nos rins – também conhecida como cálculo renal - é realizada análise clínica e, em alguns casos, ultrassom e raio-x.

O tratamento de pedras nos rins pode ser realizado através de medicamentos, dieta direcionada e aumento na ingestão de líquidos ou - dependendo do tamanho da pedra – a realização de um procedimento capaz de implodir a pedra para que ela possa ser expelida na urina.

Remoção a laser de pedra nos rins

Perguntas frequentes de pedras nos rins:

- As pedras nos rins é mais comum em homens ou em mulheres?

A pedra nos rins pode ser desenvolvida em ambos, principalmente na fase adulta, porém existe uma tendência maior do problema em pessoas do sexo masculino. A proporção é de 3 homens para cada 1 mulher.

- Como prevenir das pedras nos rins?

Através da ingestão de, no mínimo, 2 litros de água. Também é importante ficar atento à coloração da urina – que nunca deve ser escura – e preferir ingerir frutas cítricas, pois evitam a cristalização dos sais.

- É verdade que no verão há mais chance de desenvolver pedra nos rins?

Sim, pois apesar de ingerir mais água, as pessoas transpiram mais e, consequentemente, o rim tem pouca “matéria prima” para trabalhar. Portanto é importante redobrar o cuidado nesta época do ano.

- Se em minha família há casos de problemas de pedra nos rins eu também terei?

Não necessariamente, mas há mais possibilidade. É importante ter mais atenção aos sintomas e se sentir qualquer sintoma, procurar assistência médica o mais rápido possível.

Planos de saúde - Informação aos pacientes

O tratamento de pedra nos rins pode ser realizado através do convênio Bradesco saúde, Allianz, Care plus, Amil, entre outros e também através do atendimento particular, para agendar sua consulta ligue: 11. 2227-9040.

O atendimento de emergência para pedra nos rins é 24h de segunda a sexta, e aos sábados das 8h às 12h. Após estes horários entre em contato para confirma a possibilidade de um médico plantonista ou agende uma consulta através do site, podendo também agendar por telefone.

Para o tratamento de pedra nos rins também atendemos diversos outros convênios médicos, acesse está página e confira os convênios atendidos e por reembolso


[«] voltar para Urologia

Agendar consulta

Newsletter

Unidades

Unidade Tatuapé

R. Fernandes Pinheiro, 268. CEP:03308-060

Unidade Jardins

Av.Brigadeiro Faria Lima, 2391, Cj11. CEP: 01452-000

Mídias Sociais

Contatos

Telefones: (011) 2227-9040
(011) 93801-8503
E-mail: contato@hesr.com.br
WhatsApp: (011) 94716-6751

© Copyright 2015 . Hospital de Especialidades Sílvio Romero . Todos os direitos reservados