Cirurgia Plástica / Lipoaspiração

(11) 2227-9040contato@hospitalsilvioromero.com.br

A Lipoaspiração é uma cirurgia simples, mas não é indicada para todos os casos. Não deve ser realizada quando há excesso de gordura generalizada, ou se a pele estiver muito flácida. Ao contrário de que muitos pensam, a lipoaspiração não é feita para perder peso.


A Lipoaspiração é indicada quando as gorduras localizadas não diminuem satisfatoriamente com dietas e exercícios físicos. Algumas pessoas podem emagrecer até atingir o peso normal e, mesmo assim, ainda continuam com alguns acúmulos de gordura, que só diminuem com a Lipoaspiração. A técnica da Lipoaspiração é a mesma para qualquer área do corpo.

A Lipoescultura exige uma técnica mais cuidadosa e cânulas (tubos por onde a gordura é aspirada) mais finas. A quantidade de gordura retirada na Lipoescultura é menor do que a habitualmente extraída na Lipoaspiração. A Lipoescultura pode ser indicada para aprimorar uma Lipoaspiração, com aplicação da gordura aspirada em áreas do corpo que se precisa de um maior preenchimento (glúteo, sulcos da face, etc), por isso é freqüente a associação das 2 técnicas em um mesmo ato cirúrgico.

Técnica cirúrgica

Existem diversas técnicas de lipoaspiração usadas pelos cirurgiões plásticos, seu médico deverá escolher a ideal para seu caso.

Porém, independente da técnica utilizada, toda a gordura aspirada, uma vez retirada, dificilmente retorna. Quando, porém, o peso corporal aumenta de maneira significativa, é possível que retorne um pouco de gordura na região anteriormente aspirada. É preciso considerar, no entanto, que o acúmulo gorduroso será maior se não tivesse sido realizada a Lipoaspiração.

Qual é o volume de gordura retirada na lipospiração

A quantidade de gordura que pode ser retirada é limitada. Não se pode aspirar toda a camada gordurosa de uma região do corpo, é necessário que se deixe uma quantidade adequada e uniforme de gordura. O que se retira é apenas o excesso de gordura localizada e não toda a gordura de uma determinada região.

O volume de gordura aspirada varia de acordo com as necessidades de cada caso, mas não ultrapassa, em geral, 3 litros. O que se diminui em quilos de peso corporal, portanto, é relativamente pouco. A finalidade é melhorar o contorno corporal e não a perda de peso.

Quando a quantidade de gordura localizada é relativamente grande, pode-se realizar uma primeira cirurgia, em que se aspira gordura sem sair dos limites admitidos, e, se necessário, programa-se outra aspiração para aprimorar o contorno corporal.

O intervalo entre as 2 cirurgias não deve ser inferior a 8 meses. O paciente pode, portanto, repetir a lipoaspiração quando pretender retirar um pouco mais de gordura. A maioria dos pacientes, entretanto, realiza uma única vez. O cirurgião, no pré-operatório, realizará a avaliação.

Lipoaspiração nos homens

A distribuição do tecido gorduroso no homem é diferente. Nas mulheres, os acúmulos de gordura localizam-se em certas regiões do corpo determinadas pela tendência genética e por fatores hormonais. Nos homens, o acúmulo de gordura localizada é menos freqüente, o tecido gorduroso masculino pode ser quase que totalmente eliminado pelos regimes alimentares e exercícios físicos.
Há certas regiões, porém, em que a Lipoaspiração proporciona bons resultados também para homens: a região superior do pescoço e as laterais do abdômen (pneus). A ginecomastia, isto é, as mamas aumentadas de tamanho, quando de origem essencialmente gordurosa, respondem bem à Lipoaspiração.

Para homens, não indicam-se as Lipoaspirações de coxa e de joelho. Alguns homens apresentam distribuição gordurosa discretamente feminina, que se denomina ginóide, com acúmulos de gordura típicos da mulher. Para esses, a Lipoaspiração pode ser indicada para as mesmas regiões em que é realizada nas mulheres.

Lipoescultura: uma continuação da lipoaspiração

O tecido gorduroso aspirado pode ser concentrado e injetado no próprio paciente, num método chamado de Lipoescultura. Este é um método teoricamente interessante: a gordura, porém, é em parte absorvida no período aproximado de 4 a 6 meses. Ela pode ser injetada para atenuar alguns problemas estéticos como o sulco ao lado dos lábios ou para corrigir depressões do contorno corporal, lembrando que parte dela será reabsorvida em 6 meses. Atualmente, estão sendo realizadas técnicas para purificar a gordura de maneira a transformá-la num concentrado de colágeno do próprio paciente.

Lipoescultura e lipoaspiração como estimulo a uma vida saudável

Algumas pessoas sentem-se desestimuladas a emagrecer devido a alguns acúmulos de gordura que não cedem aos regimes e exercícios. Para esses casos, a Lipoaspiração pode funcionar como verdadeiro estímulo. O ideal é preparar-se para a Lipoaspiração com exercícios físicos e regime alimentar. A manutenção do contorno corporal requer atenção, cuidado e alguns sacrifícios.

Tempo de internação

O tempo de internação varia de acordo com a área lipoaspirada. Pode levar de 12 a 24 horas.

Complicações da cirurgia

São raras as complicações em lipoaspirações, mas as mais comuns são: hematoma, irregularidades, infecções, tromboses, problemas com a anestesia e seroma (que é a formação de "bolsa de água" na região operada).

Cuidados para o seu pós-operatório

O pós operatório da lipoaspiração é importante para garantir os resultados da cirurgia plástica. Recomenda-se a realização de drenagens linfáticas e outros tratamentos, diminui a fibrose e faz com que o corpo reaja melhor a recuperação.

O uso de cintas compressivas durante 30 ou 40 dias ajuda a manter a postura e evita dobras na barriga.

Após 2 semanas, o paciente lipoaspirado poderá praticar exercícios leves, sem peso e, caminhadas.

Após 30 dias o paciente poderá praticar corrida e musculação.


[«] voltar para Cirurgia Plástica

Agendar consulta

Newsletter

Unidades

Unidade Tatuapé

R. Fernandes Pinheiro, 268. CEP:03308-060

Unidade Jardins

Av.Brigadeiro Faria Lima, 2391, Cj11. CEP: 01452-000

Mídias Sociais

Contatos

Telefones: (011) 2227-9040
(011) 93801-8503
E-mail: contato@hesr.com.br
WhatsApp: (011) 94716-6751

© Copyright 2015 . Hospital de Especialidades Sílvio Romero . Todos os direitos reservados