Cirurgia Plástica / Ginecomastia

(11) 2227-9040contato@hospitalsilvioromero.com.br

Para quem é indicado

Ginecomastia é o termo utilizado para designar o crescimento da mama em homens, tendo como causas os hormônios durante a puberdade ou excesso de gordura localizada na região.

Não é uma ocorrência incomum, atingindo até 40% dos homens, afetando uma mama ou ambas. É maisfreqüente na adolescência, ocorrendo principalmente a partir dos 13 anos. No entanto, pode persistir na vida adulta, trazendo muitas vezes desconforto para a exibição do corpo, como tirar a camisa em público, ou o uso de roupas justas.

A cirurgia plástica pode ser feita a partir dos 13 anos de idade, dependendo da avaliação de cada caso, sendo fortemente indicada quando há excesso de gordura localizada, por exemplo. Se a causa for a puberdade, é aconselhável esperar o fim da adolescência para a regressão espontânea ocorrer. Neste caso a cirurgia plástica é aconselhável após os 17 anos.

Causas da Ginecomastia nos Homens

O aumento da mama masculina pode ser causado por dois fatores distintos: aumento da glândula mamária, ouexcesso de gordura localizada, podendo ocorrer também a associação destes 2 fatores.

Técnica cirúrgica

A redução da mama, neste caso, é feita pela remoção de tecido glandular ou da gordura. Quando há excesso de pele, indica-se a remoção em prol do resultado estético.

É uma cirurgia plástica simples e rápida. Se o excesso de mama for causado por aumento de glândula, deve ser feita com incisão e retirada dessa glândula, se for por excesso de gordura, a cirurgia pode ser feita através de lipoaspiração.

A lipoaspiração é feita por uma incisão na parte lateral externa do peitoral ou entre as 2 mamas. Se houver excesso de glândula mamária, essa retirada ocorre através de incisão periareolar, que torna-se praticamente imperceptível.

Tempo de internação

Tempo de internação da ginecomastia é de 1 dia e a cirurgia leva cerca de 2 horas.

Anestesia

A cirurgia plástica é feita com anestesia local com sedação ou anestesia peridural com sedação.

Cicatriz

As cicatrizes são do tipo periaureolar inferior (ao redor da auréola) muito pequenas e depois de algum tempo tornam-se imperceptíveis, até porque, após certo tempo, as mesmas são cobertas pelos pêlos da região.

Na lipoaspiração existe apenas 1 ponto e, no caso de incisão na aréola, são dados de 5 a 6 pontos, que são retirados após 1 semana.

Complicações da cirurgia

Raramente há complicações em cirurgia de ginecomastia. As mais comuns são hematomas e seromas.

Cuidados para o seu pós-operatório

Uso de uma faixa de compressão sobre o tórax durante a primeira semana e repouso relativo.
Recomenda-se fazer massagens locais ou drenagem linfática para diminuir o edema residual e assim melhorar na recuperação do paciente.
Após a cirurgia, [e necessário o repouso por alguns dias, usar uma malha elástica e evitar praticar esportes por algumas semanas.

Deve-se evitar o sol até completar a cicatrização.


[«] voltar para Cirurgia Plástica

Agendar consulta

Newsletter

Unidades

Unidade Tatuapé

R. Fernandes Pinheiro, 268. CEP:03308-060

Unidade Jardins

Av.Brigadeiro Faria Lima, 2391, Cj11. CEP: 01452-000

Mídias Sociais

Contatos

Telefones: (011) 2227-9040
(011) 93801-8503
E-mail: contato@hesr.com.br
WhatsApp: (011) 94716-6751

© Copyright 2015 . Hospital de Especialidades Sílvio Romero . Todos os direitos reservados